Alerta para todas as famílias! Criança morre na cadeira do carro por asfixia postural!


Este é um perigo que muitas famílias ainda desconhecem, por isso é importante que todas se informem e tenham conhecimento dele.

Esta família perdeu o filho de um modo inesperado: Asfixia Postural. Ele tinha apenas 3 meses quando foi encontrado morto na cadeirinha situada no carro. O bebé foi vítima de asfixia posicional. Entenda o caso e previna-se.

O que aconteceu?

Shepard Dodd andava na parte de trás do carro, sentada na sua cadeirinha própria para passeios, quando sofreu a asfixia postural (ou também chamada de asfixia posicional). O casal encontrou seu bebé morto na cadeirinha.

A família agora tenta consciencializar outras famílias sobre o perigo em deixar a criança dormir na cadeirinha, mesmo que seja fora do carro.

asfixia-postural

O que é a Asfixia Postural ou Asfixia Posicional?

Os bebés não possuem força suficiente para manterem-se sentados e firmes, já que os seus corpos ainda são muito frágeis, e os pequenos não tem controle sobre eles mesmos.

Assim, quando um bebé é colocado na cadeirinha, ele pode flexionar o corpo involuntariamente, virando a cabeça para frente, como se estivesse em “C”.

Tal posição pressiona o tórax do bebé e o impede de expandi-lo para respirar. Além do mais, a cabeça posicionada no peito leva a dificuldades de respiração. Sem a capacidade de respirar, o bebé pode falecer.

Então, tenha cuidado: A cadeirinha deve ser usado apenas no carro e, por no máximo, um hora e meia. Em casos de viagens longas, o indicado é fazer paragens para que o bebé possa ser retirado da cadeirinha.

Além do mais, a criança deve ser posicionada na cadeirina com a cabeça ereta, com os ombros presos ao cinto de segurança e com todos os cuidados para que não aconteça o “tombamento”.

E, claro, manter sempre a atenção ao bebé, evitando que ele mude de posição e acabe se asfixiando.

A cadeirinha é uma peça segura para os bebés, desde que usada de forma correta pelos pais e de acordo com as orientações do fabricante. Ao crescer, a criança terá maior controle sobre o seu próprio corpo e não haverá mais riscos de tombamento e muito menos de asfixia postural.

A recomendação médica é colocar os bebés a dormir de barriga para cima, num berço e nunca numa cadeira ou “bebé conforto”.

Partilhe esta informação com os seus amigos e familiares! A sua partilha pode vir a salvar vidas!



Deixe seu comentário!




x